Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Mais de 8,5 mil escolas ainda não escolheram livro didático

Agência Brasil

Mais de 8,5 mil escolas públicas de ensino médio em todo país ainda não escolheram os livros didáticos que serão usados por seus alunos a partir do próximo ano, segundo balanço parcial divulgado nesta tarde pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para escolha dos livros termina segunda-feira (1º).Professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem fazer as opções pela internet, no sistema eletrônico do FNDE.

Cerca de 10.800 escolas já fizeram a escolha. Em alguns estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o percentual de escolas que já concluíram a escolha ultrapassa a marca de 70%. Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 50%. No Amapá, 76% ainda não fizeram a escolha; no Pará, 65%.

Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte. Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE comprará as obras da outra opção.

Para que os professores possam escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para o PNLD 2015.

A previsão do FNDE é comprar cerca de 90 milhões de exemplares destinados a 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação.

Pelo PNLD, a cada ano, um grupo de séries é beneficiado com os livros reutilizáveis. Em 2015, o escolhido é o ensino médio. As demais séries recebem a reposição dos chamados livros consumíveis, que contêm exercícios e são utilizados apenas por um ano.

Tags: aulas, educação, escolha, Ministério, publicações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.