ASSINE
search button

CPI do Metrô pode eleger presidente na terça-feira

Compartilhar

A CPI do Metrô pode definir em reunião na terça-feira (2) os nomes do presidente e vice-presidente da comissão. A CPI, criada em maio depois de controvérsia envolvendo as CPIs da Petrobras, deverá investigar denúncias de formação de cartel, corrupção e outros ilícitos em contratos, licitações, execução de obras e manutenção de linhas de trens e metrôs em São Paulo e no Distrito Federal, com o uso de recursos federais.

A reunião de instalação da comissão, realizada em 6 de agosto, foi marcada por embate entre governistas e representantes da oposição, que debateram questões regimentais.

A ausência do senador João Alberto Souza (MA), indicado pelo PMDB para presidir a CPI, causou o adiamento da reunião e protestos da oposição, que tentou lançar o deputado Fernando Francischini (SD-PR) como candidato a presidente.

Tradicionalmente os partidos com as maiores bancadas no Congresso indicam o presidente e o relator das CPIs. O deputado Renato Simões (PT-SP) deve ser o relator da CPI do Metrô.

A comissão mista é composta por 13 senadores e 14 deputados, a maioria do bloco de apoio ao governo federal. O prazo previsto para a conclusão das investigações é de 120 dias.

A reunião começa às 14h, na sala 19 da ala Alexandre Costa.