Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

País

El País: Universidades brasileiras em lista de melhores da América Latina

Classificação mostra seis universidades brasileiras entre as 500 melhores do mundo

Jornal do Brasil

Em artigo publicado nesta segunda-feira (19) o El País mostra a lista de melhores universidades do mundo, elaborada pela Shangai Jiao Tong, universidade chinesa, que segundo o jornal, se baseia em dados concretos como o número de diplomados que obtiveram prêmio Nobel  e medalhas Fields, prêmio para matemáticos,  e o número de publicações em revistas como a Nature e a Science, e, ao contrário de outros rankings, não leva em conta a opinião de acadêmicos.

Dessa relação, dez universidades da América Latina estão entre as 500 maiores do mundo. Seis são do Brasil duas do Chile e uma da Argentina e outra do México.  No quarto lugar regional estão empatadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp) e a Estadual de Campinas (Unicamp). Em oitavo lugar estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e a única particular da lista, a Universidade Católica do Chile.

Nos primeiros lugares estão as norte americanas Harvard, Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). A Universidade de São Paulo (USP), que ficou entre as 101º e 150º colocações, está entre as três melhores da América Latina, junto com a Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Universidade Nacional Autonoma do México (UNAM), as três são universidades públicas.

A lista ainda classifica as 200 melhores por área de estudo. Em Ciência Naturais e Matemáticas apenas a USP aparece entre as melhores. Além disso, em Engenharia e Tecnologia, a USP está entre a 76º e 100º posição e a Unicamp entre 151º e 200º. Em ciências Biológicas a USP fica entre 101º e 150º. A USP fica entre 76º e 100º em matemática, a Unicamp e a Católica do Chile, entre 151º e 200º.

 

 

Tags: america, educação, el pais, latina, universidades

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.