ASSINE
search button

Filhos de prefeito, vereadores e empresários são presos no PR

Compartilhar

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciou nesta quarta-feira a operação Sucupira para apurar desvios de recursos públicos na prefeitura de São Jerônimo da Serra, no norte paranaense. O Gaeco deve cumprir 22 mandatos de prisão, sendo 12 preventivas e 10 temporárias. Dois filhos do prefeito da cidade, Adir dos Santos Leite (PSDB), foram presos, além de vereadores, secretários municipais e empresários.

A Justiça também deferiu mandados de busca em 55 locais, incluindo a prefeitura municipal, casas e empresas, e decretou a quebra de sigilo bancário de 51 pessoas e empresas. Na casa do prefeito foram encontrados armas e ele foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. 

A investigação do Gaeco de Londrina e da Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra está em andamento há aproximadamente cinco meses e aponta que pessoas ligadas à prefeitura  fazem parte de uma organização criminosa para desviar dinheiro público, praticando crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e organização criminosa.

A operação, que é realizada por seis promotores de Justiça, auditores e servidores do Ministério Público do Paraná, conta com o apoio da Polícia Militar (P2) e da Polícia Civil (Denarc e Corregedoria). 

As medidas estão sendo cumpridas em oito municípios paranaenses: São Jerônimo da Serra, Santa Cecília do Pavão, Maringá, São Sebastião da Amoreira, Fazenda Rio Grande, Pinhalão, Nova Santa Bárbara e Mandirituba.