Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

País

Ex-diretor da Petrobras presta depoimento em CPI Mista

Jornal do Brasil

O presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), abriu há pouco a reunião para oitiva do ex-diretor da área internacional da estatal Jorge Luiz Zelada. Ele foi convocado para explicações sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, negócio que deu prejuízo bilionário à companhia brasileira.

Antes, porém, os parlamentares da oposição cobraram providências relativas às denúncias de farsa em depoimentos colhidos pela CPI exclusiva do Senado.

Oposicionistas insistem em anular os depoimentos da presidente da Petrobras, Graça Foster, do ex-presidente Sérgio Gabrielli e do ex-diretor Nestor Cerveró, os quais teriam sido beneficiados, conforme reportagem da revista Veja.

O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou de "bobagem" que está sendo transformada em "escândalo político".

Zelada já esteve no Senado no dia 29 de maio, quando disse na CPI que as duas cláusulas omitidas do resumo-executivo que serviu de base para que estatal comprasse a refinaria, em 2006, não eram "centrais para a definição da compra".

A opinião dele coincidiu com a de outro diretor, Nestor Cerveró, mas se contrapõe à avaliação de Graça Foster, segundo a qual as cláusulas eram "extremamente importantes".

Agência Senado

Tags: comissão, estatal, inquérito, parlamentar, Petróleo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.