Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

País

CPMI da Petrobras ouvirá ex-diretor da estatal na quarta-feira

Jornal do Brasil

O ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades na estatal. O depoimento está previsto para quarta-feira (6), a partir de 14h30.

A reunião deve ser marcada por embate entre governistas e oposição, principalmente depois que a revista Veja publicou denúncias de que perguntas feitas a depoentes na CPI exclusiva do Senado, que funciona em paralelo à comissão mista, eram combinadas previamente.

Segundo a revista, a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente Sérgio Gabrielli e o ex-diretor Nestor Cerveró receberam antecipadamente as perguntas que lhe seriam feitas pelo relator, José Pimentel (PT-CE), quando estiveram no Senado.

Assuntos

Zelada deve dar explicações sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e sobre contratos feitos com a Odebrecht para a realização de obras nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde em refinarias da Petrobras no exterior. Os parlamentares que pediram a oitiva com o ex-diretor alegam que os contratos contêm irregularidades.

A CPMI da Petrobras funciona paralelamente à CPI do Senado. As duas comissões de inquérito têm a missão de investigar denúncias de superfaturamento na construção de refinarias; falhas de segurança no lançamento de plataformas ao mar; prejuízos sofridos pela Petrobras na compra de Pasadena e suposto pagamento de propina a funcionários para o fechamento de contratos internacionais.

Tags: comissão, estatal, inquérito, parlamentar, Petróleo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.