Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

País

Corpo de Ibsen de Gusmão Câmara será cremado hoje à tarde

Agência Brasil

O corpo do almirante Ibsen de Gusmão Câmara será cremado hoje (1º) às 14h, no Cemitério do Caju, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Ambientalista que se engajou em lutas como o combate à caça de baleias e a defesa da Mata Atlântica, Câmara faleceu na última quarta-feira (30), aos 90 anos, devido a ferimentos de uma queda. Seu corpo será velado no Memorial do Carmo, no Caju.

Ibsen se engajou na década de 1970, no combate a companhias pesqueiras japonesas que caçavam baleias no litoral brasileiro. Segundo a Fundação S.O.S Mata Atlântica, da qual participava como integrante do Conselho Consultivo, ele teve papel fundamental na criação de unidades de conservação marinhas como a Reserva Biológica Atol das Rocas, em 1979, e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, em 1983.

Ainda de acordo com a fundação, Câmara elaborou, em 1992, o Plano de Ação para a Mata Atlântica, que teve as primeiras bases para a conservação do bioma. Mais recentemente, deu contribuições para a elaboração da Política Nacional para a Conservação e Uso Sustentável do Bioma Marinho.

Tags: almirante, ambientalista, caju, cemitério, ibsen, morte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.