ASSINE
search button

MPF vai investigar repasses à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Compartilhar

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) vai investigar os repasses de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Hoje (31) o MPF informou que o  procurador da República Kleber Marcel Uemura instaurou um procedimento para investigar o valor que foi repassado de fato ao hospital. O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo têm divergido sobre o valor do repasse foi feito à Santa Casa.

“Nossa primeira providência será oficiar a Santa Casa e o Ministério da Saúde para solicitar informações sobre esses repasses. É preciso verificar o que de fato está acontecendo. Essas informações são necessárias para que possamos definir nossos próximos passos”, disse o procurador, em nota.

No dia 22 de julho, a Santa Casa – o maior centro de atendimento filantrópico da América Latina – fechou o pronto-socorro e suspendeu as cirurgias eletivas e os exames laboratoriais, o que afetou em torno de 6 mil pessoas. Na noite do dia seguinte, após a Secretaria de Estado da Saúde ter anunciado a liberação de R$ 3 milhões emergenciais, a Santa Casa reabriu o pronto-socorro.

O Ministério Público Estadual também instaurou um inquérito civil para investigar a suspensão dos serviços de saúde da unidade.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Santa Casa não foi encontrada para comentar a investigação do MPF.