Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

País

Sem-teto fazem caminhada no centro de São Paulo em protesto contra despejo

Agência Brasil

Moradores da Ocupação Portal do Povo, no Morumbi, zona sul de São Paulo, se reúnem neste momento, para uma caminhada pela Avenida Paulista. De acordo com a Polícia Militar, são cerca de mil moradores que protestam contra uma ação de despejo expedida pela Justiça, a pedido da Construtora Even.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), cerca de 4 mil famílias ocupam o terreno desde o dia 20 de junho. O movimento reclama que a área estava abandonada há mais de 20 anos e que, portanto, pode ser destinada à construção de moradias populares.

Natália Vermeta, integrante da coordenação do MTST, disse que a intenção é seguir em caminhada até a Secretaria de Habitação, no centro da cidade, e tentar abrir um canal de diálogo com a construtora dona da área: “O Portal do Povo é um acampamento que está para ser despejado. Durante um mês de ocupação tentamos diálogo com a construtora, que se nega a dialogar. Hoje nossa intenção é buscar, junto ao poder público, uma solução para que possamos evitar um novo massacre, um novo Pinheirinho”, disse ao citar a desocupação e posterior destruição de todas as casas erguidas em uma ocupação em São José dos Campos, em janeiro de 2012.

No início do mês, por meio de nota, a construtora informou que o terreno é de propriedade privada e foi adquirido há quase três anos. A empresa diz ainda que há um projeto para a construção de um empreendimento residencial no local.

Tags: ocupação, passeata, prédio, são paulo, Sem-teto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.