Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014

País

Aracaju: família soterrada é resgatada após 34 horas do desabamento

Jornal do Brasil

A família que ficou soterrada por 34 horas após desabamento de um prédio em Aracaju (SE) foi resgatada com vida por volta das 12 horas deste domingo (20). Uma criança de 6 anos e um adulto foram os primeiros a serem retirados dos escombros, seguidos de um bebê de 10 meses e de outro adulto. O bebê recebeu os primeiros socorros ainda no local, depois de ser resgatado. As vítimas são um trabalhador da obra, a mulher dele e os dois filhos.

Segundo o assessor adjunto de comunicação do Corpo de Bombeiros, capitão Carlos Alves, o contato visual foi feito sábado (19) por volta das 19h30 e, na manhã deste domingo, a equipe de bombeiros conseguiu acesso por um buraco, para oxigenação e hidratação das vítimas.

Buscas

As equipes contaram com a ajuda de um equipamento da Força Nacional para chegar até as vítimas. O instrumento – espécie de radar que capta ruídos muito baixos. “Precisamos tomar muito cuidado para que a viga que protege a família não desabe. É um trabalho de resgate muito difícil, mas iremos conseguir”, diz confiante coronel Jairo, do Corpo de Bombeiros de Sergipe.

Criança é retirada dos escombros pelos bombeiros
Criança é retirada dos escombros pelos bombeiros

As causas do desabamento ainda são desconhecidas, mas autoridades confirmaram que a construção do prédio estava regular e possuía licença expedida pela Prefeitura de Aracaju. A assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Prefeitura de Aracaju, informou ainda que o prédio estava em fase de finalização e possuía 12 apartamentos. A causa do desabamento será investigada pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe, sendo que o laudo deverá ser concluído até 30 dias. O que se sabe até agora é que o desabamento aconteceu durante uma forte chuva que caiu durante a madrugada de sábado.

Milagre

Quatro membros de uma família sobreviveram sob os escombros após o desabamento do edifício, o que fez com que os bombeiros continuassem as buscas ininterruptamente durante toda a madrugada. A iluminação no local foi reforçada ao anoitecer e uma ambulância está na região para dar os primeiros socorros às pessoas. O tenente-coronel José Erivaldo Mendes, coordenador da Defesa Civil de Sergipe, qualificou como "milagre" a sobrevivência dos quatro membros da família.

O guarda de segurança do edifício foi quem alertou as autoridades sobre a família que vivia no imóvel. O pai é funcionário da obra e estava no interior do edifício no momento do desmoronamento.

O trecho da rua foi interditado pela Defesa Civil e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está no local. Localizado na rua Poeta José Sales Campos, bairro Coroa do Meio, na zona sul da capital sergipana, próximo à Orla da Atalaia, o empreendimento possuía quatro andares, com térreo e garagem, e tinha licença para construção.

Com Portal Terra

Tags: bombeiros, prédio, resgate, sergipe, socorro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.