Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

País

El País: O des-milagre brasileiro

Autor defende que futebol terá influência na política

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta quinta-feira (10) comentando a derrota por 7x1 para a Alemanha nas semifinais. Segundo o autor do texto, Jorge Patterson, o resultado foi "a confirmação de um estado de coisas, de um fim de um ciclo". Patterson aponta que, desta vez, os brasileiros não puderem se consolar com a ideia de que sua equipe trouxe beleza durante o torneio.

O autor garante que as implicações políticas da derrota podem ser catastróficas. Ele compara a época em que o Brasil obteve a aprovação para sediar a Copa, quando crescia a taxas de 5% por ano, com o momento atual. De acordo com Patterson, o Brasil foi ineficaz com compromissos assumidos, a economia recuou e velhos assuntos pendentes, como a pobreza e a desigualdade, voltaram ao primeiro plano reforçadas pelas expectativas não cumpridas. Além disso, ele assegura que Dilma esperava que o triunfo da seleção estendesse a trégua nos protestos.

Patterson, por fim, lembra que o futebol é uma religião no Brasil e defende que agora se transformará em política. "Se o des-milagre econômico era mal recebido pelos brasileiros, o des-milagre futebolístico pode ser letal para a presidenta Dilma", conclui.

Tags: Copa, derrota, dilma, economia, Eleições, futebol, política, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.