Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

País

El País: E se o Brasil fosse já mais do que uma Copa?

Segundo autor, vitória dos movimentos sociais colocará o país nos trilhos da modernidade

Jornal do Brasil

O jornal El País publicou uma coluna de opinião nesta quarta-feira (9) enaltecendo a possibilidade de mudanças no país e minimizando a derrota na Copa do Mundo. De acordo com o autor espanhol, Juan Arias, o Brasil está se descobrindo como uma sociedade mais exigente, que despertou-se há pouco mais de um ano exigindo uma vida melhor para todos.

Arias aponta que a sociedade brasileira é cada vez mais madura porque se tornou mais crítica e rebelde. Segundo ele, as vitórias dos novos Mundiais sociais e políticos é que colocarão o país nos trilhos da verdadeira modernidade. "Uma modernidade em que todos os cidadãos, e não só uma minoria privilegiada, sejam os que ganharão o troféu do bem-estar, ainda em mãos de uma minoria que disfruta muitas vezes aos custos de manter a pobreza da maioria como um destino fatídico", aponta.

O espanhol finaliza o texto afirmando que os brasileiros deverão, agora, ser capazes de ver na derrota da Copa uma luz no final do túnel para fazer deste "maravilhoso país" não só o salão do futebol mundial, mas também uma oportunidade de bem-estar e justiça para todos, onde o futebol, como nos países já desenvolvidos, possa ser somente um jogo que às vezes nos faz tocar o céu e outras nos devolve tristes à vida real, que é a que conta. 

Tags: brasil, Copa, derrota, manifestações, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.