Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

País

El País: "Me preocupa o descontentamento político dos jovens", diz Lula

Ele aponta necessidade de reforma política e afirma que há coisas podres na política atual

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta quinta-feira (3) sobre uma coletiva de imprensa dada pelo ex-presidente Lula a correspondentes estrangeiros. Durante a conversa, Lula fez questão de mostrar sua preocupação em relação aos jovens, desinteressados com a política. Ele acrescentou que a presidente Dilma Rousseff quer impulsionar uma reforma política e pontuou que a mesma não é necessária somente no Brasil, mas também em outros lugares. “Há muitas coisas podres na política atual. Veja como terminou a Primavera Árabe, ou o que significa que na ONU nem a Índia nem os países latino-americanos estejam representados no mais alto nível”, defendeu.

O líder petista também afirmou que está orgulhoso da forma que a Copa do Mundo está se desenvolvendo no Brasil e aproveitou para criticar a imprensa, que teria feito críticas muito duras. "Estou convencido de que, sem essa imprensa, teríamos tido muito mais turistas", disparou. E continuou:  “As coisas não estão saindo tão mal quanto prognosticavam muitos”.

A reportagem infere que Lula garantiu que o povo brasileiro quer a Copa e, por isso, os protestos se diluíram. "Eu não sou nada refratário aos protestos. Tenho bursite nos dois ombros por causa das pancadas que me deram nos protestos em que eu participei. Mas há um tempo para os protestos e outro para o futebol. E não era justo que o país ficasse sem a Copa por causa dos protestos. Depois, eu vou adorar ter um país que continue se organizando e continue protestando”, assegurou o ex-presidente.

Por fim, o texto conta que Lula apontou aos jornalistas que o Brasil está solucionando um atraso histórico e que nos últimos dez anos, foram criadas tantas vagas em universidades quanto nos 100 anos anteriores. Ele ainda comentou sobre os congestionamentos: “Entendo que se queixem dos congestionamentos, que haja turistas que clamem contra os congestionamentos. Mas isso significa que muita gente que antes não podia comprar um carro comprou. E há outros brasileiros que até agora não podiam e que já viajam de avião, ou que vão a restaurantes, ou ao cinema. E isso não agrada aos brasileiros de classe mais alta, que antes encontravam tudo só para si”.

Tags: brasil, Copa, Lula, política, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.