Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

País

SP: Movimento Passe Livre realiza ato por tarifa zero nesta quinta

Há um ano, cidades voltaram atrás no aumento de 20 centavos, estopim dos protestos

Jornal do Brasil

O Movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP), que luta por um transporte público, gratuito e de qualidade, realizará um ato na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, às 15h desta quinta-feira (19). A ação será em defesa da tarifa zero e da readmissão de motoristas, cobradores e metroviários demitidos por lutar contra as condições "humilhantes" dos trabalhadores do transporte.

No dia 19 de junho de 2013, São Paulo e Rio de Janeiro voltaram atrás no aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus, que havia sido o estopim para as manifestações que tomaram conta do país. O MPL defende que o transporte coletivo continua sendo dominado pelos interesses dos empresários e que pouco foi feito contra seus lucros ou para mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus. Segundo o grupo, o pagamento por passageiro transportado torna lucrativo o transporte precário, escasso e lotado.

Ainda nesta quinta, também haverá protestos em Belém e em Natal. Em Estocolmo, na Suécia, o movimento Planka Nu fará um ato de apoio ao MPL em direção à embaixada brasileira, na luta por um transporte sem catraca. Em São Paulo, a manifestação será da Avenida Paulista até a Marginal Pinheiros, onde o grupo promoverá uma festa popular. 

Tags: catraca livre, manifestação, mpl, são paulo, tarifa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.