Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

País

El País: Mundial reforça agenda internacional de Dilma

Jornal espanhol destaca encontro com vice-presidente dos EUA após revelações de espionagem

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta segunda-feira (16) chamando a atenção para a agitada agenda da presidente Dilma Rousseff, em função da Copa do Mundo. Neste domingo, Dilma reuniu-se com a chanceler alemã, Angela Merkel. Nesta terça-feira (17), o texto destaca que Dilma se encontrará com Joe Biden, vice-presidente norte americano. O evento é aguardado pois pode representar uma reaproximação na relação entre os dois países, abalada após as revelações de que os EUA espionaram o governo brasileiro em agosto de 2013.

A reportagem afirma que na reunião com Merkel foi discutida a ampliação do comércio bilateral e o aumento da segurança de informações eletrônicas. “Agradeço a participação da Alemanha na reunião multissetorial global sobre o futuro da governança na internet em São Paulo. Também avalio como sendo extremamente positiva a resolução, a proteção à privacidade na era digital, proposta pelo Brasil e pela Alemanha e aprovada no ano passado na Assembleia Geral da ONU”, disse Dilma após o encontro. Ambas foram vítimas de espionagem por parte dos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pelo ex-analista da Agência de Segurança Internacional, Edward Snowden.

O autor lembra que, em 2013, quando o caso veio à tona, Dilma chegou a cancelar uma visita oficial que faria aos Estados Unidos, na qual seria recebida pelo presidente Barack Obama. Desde então, a relação entre os dois países ficou arranhada, o que pode começar a mudar com a visita do vice-presidente. A reunião estava marcada para as 9h30 desta terça.

Tags: ALEMANHA, Copa, dilma, encontro, espionagem, Estados Unidos, geopolítica, Merkel

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.