Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Copa e feriado esvaziam CPI da Petrobras

Gerente da estatal falará sobre obras suspeitas

Jornal do Brasil

A Copa do Mundo e o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, diminuem o ritmo da CPI da Petrobras. A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado vai ouvir nesta quarta-feira o gerente de Engenharia de Custos da estatal, Alexandre Rabello. O depoimento está marcado para as 10h15.

O engenheiro deve falar principalmente sobre um dos eixos de investigação, que trata de indícios de superfaturamento na construção de refinarias, incluindo a Abreu e Lima, em Pernambuco.

Auditoria iniciada em 2008 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) verificou irregularidades na elaboração do projeto e execução das obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação da unidade industrial. Faturas de serviços não previstos originalmente e aditivos de contratos também estão sob suspeita.

Alexandre Rabello será a oitava pessoa a dar explicações à comissão de inquérito que funciona no âmbito do Senado. Antes dele, a CPI já recebeu o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli; os ex-diretores da área Internacional Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada; a presidente da estatal, Graça Foster; o ex-gerente-executivo Luis Carlos Moreira da Silva; o diretor de Segurança Empresarial, Pedro Aramis de Lima Arruda; além de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, preso duas vezes pela Polícia Federal sob acusação de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

No mesmo dia, à tarde, será a vez de a CPI Mista se reunir. Deputados e senadores farão uma reunião deliberativa para tratar dos requerimentos pendentes de votação.

Com Agência Senado

Tags: comissão, estatal, inquérito, parlamentar, senadores

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.