Jornal do Brasil

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2014

País

Amazonas tem 36 cidades afetadas pelas enchentes

Agência Brasil

No Amazonas, 36 cidades foram afetadas pelas enchentes. Do total, 34 estão em situação de emergência. Apesar de o nível das águas ter começado a baixar, Humaitá e Boca do Acre ainda estão em estado de calamidade pública, segundo a Defesa Civil Estadual.

O presidente da Associação Amazonense de Municípios, Iran Lima, disse que ainda não é possível avaliar os prejuízos dos municípios, mas as perdas na agricultura devem ser grandes. "O primeiro ano após a enchente fica complicado, porque em uma produção de farinha de mandioca, de banana dura um ano para começar a produzir. Este ano, com certeza, uma crise muito grande em relação a isso. Nos municípios que estão tendo problema, se perde a produção toda", disse.

De acordo com a Defesa Civil, 59 mil famílias foram atingidas, o soma aproximadamente 298 mil pessoas. No início do mês, o governo do Amazonas assinou um convênio com dez prefeituras para o repasse de R$ 3,5 milhões. O recurso deverá ser aplicado para compra de combustível e medicamentos, remoção de famílias atingidas e outros serviços de auxílio à população.

Tags: água, Amazônia, chuva, nível, Norte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.