Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Sobe para 151 o número de municípios afetados pela chuva no Paraná

Agência Brasil

Chega a 151 o número de municípios atingidos pela chuva no Paraná, dos quais 131 estão em situação de emergência, de acordo com o último boletim divulgado hoje (13) pela Defesa Civil Estadual. Quase 580 mil pessoas foram afetadas, 34.101 estão desalojadas e 5.208, desabrigadas. Onze morreram, 117 ficaram feridas e não há mais desaparecidos. Quase 10 mil residências foram danificadas.

Em Curitiba, capital do estado e uma das cidades-sede da Copa do Mundo, 16.804 pessoas foram afetadas pelo mau tempo. Delas, 480 estão desalojadas e 174, desabrigadas. Mais de 3,5 mil casas foram danificadas.

O governador Beto Richa assinou na quinta-feira (12) o Decreto 11.334/2014, que autoriza diversas medidas a serem tomadas o mais rapidamente possível para recuperar a atividade econômica nos municípios em situação de emergência.

A Fomento Paraná - instituição financeira do governo estadual, está autorizada a abrir linhas de crédito para empreendedores formais e informais e também para as cidades mais afetadas pelas chuvas dos dias 6 e 8 de junho, para que possam recuperar a infraestrutura.

O governo estadual, por meio do Programa Família Paranaense, liberou R$ 11 milhões para os municípios em situação de emergência. O recurso atenderá às pessoas que foram desabrigadas e desalojadas por causa das enchentes.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, há possibilidade de chuvas a partir desta sexta-feira. Uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil deixando o tempo instável a partir do período da tarde de hoje entre as regiões oeste, sudoeste e sul do estado. As chuvas podem ocorrer com maior intensidade à noite nestas regiões. Nas demais áreas do estado, o dia será de tempo estável.

Tags: brasil, chuva, desalojado, inundação, Sul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.