Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

Com agentes penitenciários em greve, 53 detentos fogem de presídio em Sergipe

Agência Brasil

Em meio a uma greve de agentes penitenciários, 53 detentos fugiram na madrugada de hoje (11) da Penitenciária de Tobias Barreto, a quarta maior do estado, localizada no município de mesmo nome, a cerca de 130 quilômetros de Aracaju, capital de Sergipe. Segundo a Secretaria da Justiça e de Defesa ao Consumidor, alguns presos já foram recapturados na manhã de hoje.

De acordo com o corregedor-geral do sistema prisional do estado, Joselito Rezende, a fuga ocorreu devido a uma “fragilidade” provocada pela greve de quase 100% dos agentes penitenciários. Ele disse à Agência Brasil que, para fugir, os detentos aproveitaram o momento em que policiais militares começavam a substituir os grevistas.

“Como houve o abandono de posto pelos servidores, a Policia Militar não teve tempo hábil para assumir o controle e houve a fuga”, disse o corregedor. Em nota, a Secretaria da Justiça e de Defesa do Consumidor informou que a greve foi considerada ilegal pela Justiça do estado e que instalará processos administrativos e inquéritos criminais para apurar os casos de desobediência e abandono dos postos de trabalho por parte dos agentes.

“A Polícia Militar continuará dando apoio ao sistema prisional, para cumprimento do cronograma de visitas desta semana. A secretaria ainda analisa outras medidas judiciais e administrativas que possam contribuir para o restabelecimento das rotinas do sistema. Fica mantido o entendimento de que somente serão retomadas as negociações salariais quando o movimento grevista atender à decisão judicial que determinou o retorno às atividades funcionais”, diz trecho da nota. 

Tags: brasil, fuga, Norte, paralisação, presídio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.