Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

País

El País: Acordo entre Dilma e os Sem-Teto pode esvaziar protestos anti-Copa

Jornal espanhol aponta vitórias do movimento frente ao Governo Federal

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma reportagem nesta segunda-feira (9) sugerindo que as conquistas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) frente ao governo federal deve esvaziar parte da agenda de protestos planejados para a Copa do Mundo. Segundo a matéria, a entidade organizou os principais protestos contra os gastos do Mundial no último ano. 

A publicação destaca que o MTST foi um dos principais grupos a continuar os protestos de junho de 2013 de forma organizada e defender que os governos deveriam investir em áreas como saúde, educação e habitação com o mesmo padrão adotado nas obras de infraestrutura da Copa por exigência da FIFA. O MTST, inclusive, teria liderado a ocupação de um terreno próximo à Arena Corinthians, palco de abertura do Mundial, onde 2.000 famílias passaram a viver, em protesto ao aumento exorbitante dos alugueis na região. O movimento pedia a construção de unidades habitacionais no terreno para moradores da região, o que foi atendido nesta segunda-feira pelo Governo.

Outra conquista importante ressaltada pelo El País foi a mudança nos critérios do programa habitacional  Minha Casa Minha Vida. Segundo a presidência, a participação de entidades sociais será ampliada. Além disso, o Governo afirmou que criará um trabalho conjunto entre os ministérios da Justiça e das Cidades, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria-Geral da Presidência da República para acompanhar os conflitos urbanos. 

O texto lembra que no último dia 6 o MTST já havia decidido suspender uma mobilização que estava marcada para acontecer durante o amistoso do Brasil contra a Sérvia, no Morumbi, em São Paulo. A decisão, segundo o movimento, aconteceu porque havia uma sinalização positiva do Governo em relação aos pedidos do grupo.

Tags: Copa, Governo, mtst, protestos, reivindicações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.