Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Recife tem vários protestos às vésperas da Copa

Portal Terra

O Recife vive um momento muito importante nas últimas semanas. Torcedores começam a chegar a Pernambuco para a Copa do Mundo e se deparam com movimentos sociais de protesto. Dezenas de pessoas ocupam a área do Cais José Estelita por mais de duas semanas no movimento #OcupeEstelita e milhares de pessoas se reúnem nos fins de semana na área que fica entre Boa Viagem e o Recife Antigo para atos de protesto contra a entrega do terreno de 10 hectares pelo poder público às construtoras responsáveis pelo projeto Novo Recife.

No Aeroporto dos Guararapes, nesta segunda-feira, três estudantes aguardavam a chegada de um amigos com bandeiras do Brasil. Maria Fernanda Buanafina aguardava a chegada do seu irmão, Renato, que todos os anos vem dos Estados Unidos visitar a família e aproveitou para vir no período em que poderá assistir aos jogos da Copa do Mundo.

“Vamos os três irmãos e também alguns tios e primos”, diz a estudante, que tem ingressos para os jogos Costa Rica X Itália e Japão X Costa do Marfim. Seu amigo Endrews Cezar está empolgado, mas espera que a Copa traga benefícios para a cidade e que ”seja um momento que traga efetivamente ações que perdurem no pós-Copa tanto no que se refere às obras de transporte, como também ações que vem sendo efetivadas como a de fiscalização sanitária”, diz ele. Muitos supermercados na Região Metropolitana do Recife foram multados ou até mesmo fechados nos últimos meses.

A também estudante Rebeca Figueirôa espera que haja “respeito com quem é daqui e também com o turista de fora”. Os três amigos ainda não sabem como irão fazer para se deslocar até a Arena Pernambuco, mas esperam que não se repitam as cenas de superlotação no metrô que aconteceram durante a Copa das Confederações.

“Tem muitas obras que foram planejadas para serem entregues antes da Copa como o Túnel da Abolição e claramente por questões internas atrasaram. Isso causa um transtorno muito grande para a cidade”, diz ele.

Tags: estádios, manifestações, Mundial, Pernambuco, preparação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.