ASSINE
search button

National Post: Turistas da Copa devem esperar preços exorbitantes no Brasil

Jornal canadense afirma que turista no Rio precisará de $682 dólares por dia

Compartilhar

O jornal canadense National Post publicou uma reportagem na última quinta-feira (5) chamando a atenção para os preços exorbitantes no Brasil. Segundo o autor, um turista na Copa do Mundo precisará de $682 dólares para passar um dia no Rio de Janeiro. As cidades mais "baratas" que hospedarão os jogos serão Cuiabá e São Paulo. Também para um dia, o turista necessitará de $457 dólares e $477 dólares, respectivamente.

A matéria também destaca outros exemplos, como caipirinha por $10 dólares, cheeseburguer por $17 dólares e pizza por $35 dólares. De acordo com o texto, os preços altíssimos são chamados de "Custo Brasil", uma mistura de altos impostos na importação, infraestrutura ruim, uma dose de ineficiência e outra de burocracia.

A publicação afirma que especialistas explicam que os preços são mantidos altos porque a oferta não consegue alcançar a demanda. Cerca de 40 milhões de brasileiros, um quinto da população, passaram a fazer parte da classe média na última década, em função de um forte crescimento econômico e dos programas sociais. Assim, entre 2009 e 2012, o salário anual médio subiu mais de 40%, o que marcou para muitos uma onda de gastos.