Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

País

Dilma indica desembargador do TRF-5 (Recife) para vaga de Eliana Calmon no STJ

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

Brasília - A presidente Dilma Rousseff indicou o desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, 44 anos, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife,PE) para ocupar a vaga aberta, no Superior Tribunal de Justiça, em dezembro do ano passado, com a aposentadoria da ministra Eliana Calmon. O STJ, o segundo tribunal de recursos na hierarquia do Judiciário, é formado por 33 ministros.

Com a publicação da indicação do seu nome no Diário Oficial da União, o magistrado será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e, em seguida, submetido ao plenário da casa legislativa.

Além de Gurgel de Faria, integravam a lista tríplice aprovada pelo pleno do STJ os desembargadores Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF da 1ª Região (Distrito Federal) e Messod Azulay Neto, do TRF da 2ª Região (Rio de Janeiro).

Perfil

Luiz Alberto Gurgel de Faria, nascido em Natal (RN), é mestre e e doutor em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do curso de especialização em direito da UFPE.

Aos 23 anos, aprovado em segundo lugar, ingressou na magistratura como juiz vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. No mesmo ano, por concurso público, ingressou na Justiça Federal como juiz substituto da 1ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.

Em junho de 2000, Gurgel de Faria tornou-se o desembargador federal mais jovem do Brasil, promovido por merecimento para o TRF5, onde exerceu os cargos de diretor da Escola de Magistratura, presidente da 2ª e 4ª turmas, corregedor-geral e diretor da Revista. Aos 39 anos, foi eleito presidente do tribunal para o biênio 2009/2011.

Tags: calmon, indicação, justiça, presidente, STF, vaga

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.