Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

País

BH: lojas se protegem de protestos com aço e arame farpado 

Portal Terra

Muitas concessionárias de carros, localizadas principalmente nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), já estão se protegendo dos possíveis protestos e manifestações que deverão acontecer durante os jogos da Copa do Mundo. As lojas de automóveis que ficam a caminho do Mineirão decidiram colocar tapumes de madeira, placas de aço e até mesmo arames farpados contra vândalos.

No ano passado, segundo o Sindicato dos Concessionários de Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv), foi contabilizado um prejuízo de R$ 16 milhões, entre carros queimados, vidros quebrados e equipamentos roubados. Desta vez, porém, as lojas estão gastando até R$ 40 mil para evitar maiores prejuízos.

“É uma alternativa, uma tentativa. É assim que tem que ser. A opção pela chapa de aço se deu porque a madeira virou arma, já que atearam fogo nelas e nas lojas. Agora a opção está sendo essa”, disse Camilo Lucian, vice-presidente do sindicato. “Tivemos uma reunião no sindicato e alguns colegas estão colocando contêineres marítimos, barreiras com telhas de aço, etc. Temos que improvisar”, completou.

Lojas se protegem de possíveis protestos durante a Copa do Mundo
Lojas se protegem de possíveis protestos durante a Copa do Mundo

Segundo Camilo, no ano passado, durante a Copa das Confederações, algumas pessoas chegaram a ficar dentro das concessionárias por três horas.

“Fomos atacados por vândalos e movemos uma ação pedindo organização. Foi um caos total. Diante disso, procuramos o Ministério Público, o comando do policiamento da capital e não sentimos que vamos ter uma ajuda, uma defesa. Não sentimos firmeza. A PM não nos deu garantia de que iria nos proteger e não só concessionárias, como bancos também. Devido a isso estamos fazendo o mínimo”, completou.

A cidade de Belo Horizonte receberá seis jogos da Copa do Mundo, sendo quatro deles na primeira fase, um nas oitavas de final e um na semifinal.

Tags: Atos, capital, manifestações, mineira, proteção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.