Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

País

El País: Pessimismo toma conta dos brasileiros em ano-chave

Jornal espanhol destaca pesquisa que revela que somente 34% dos brasileiros são a favor da Copa

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta terça-feira (3) afirmando que o pessimismo dos brasileiros é visível em um ano-chave como o de 2014, com a Copa do Mundo. Segundo o texto, uma pesquisa do Pew Research Center revelou que a maioria da população desaprova o evento futebolístico.

O informe teria mostrado uma mudança drástica no estado de ânimo dos brasileiros desde 2010, que coincide com a freada do crescimento econômico, porém, ao mesmo tempo, com a contínua redução das taxas de pobreza.

Atualmente, de acordo com os números, 72% dos brasileiros declaram-se insatisfeitos com o atual panorama do país, enquanto, em 2013, algumas semanas antes da eclosão em junho da onda de manifestações sociais, eram 55% e, em 2010, 49%. Por outro lado, há quatro anos, 50% diziam sentir-se satisfeitos com o ritmo brasileiro, enquanto agora são 26%.

O jornal afirma que os motivos do mal-estar são principalmente a alta dos preços graças à crescente inflação, que é um problema para 85% dos brasileiros, além da violência e da atenção sanitária (ambas em 83%) e também da corrupção (78%).

Apesar da grande insatisfação, a matéria destaca que Rousseff recebe melhor valorização que seus rivais nas eleições presidenciais. Cerca de 51% dos cidadãos têm uma opinião favorável à mandatária do Partido dos Trabalhadores, quase o dobro em relação aos 27% de Aécio Neves, o candidato do Partido Socialista Democrático, e aos 24% de Eduardo Campos, do Partido Socialista. No entanto, a ecologista Marina Silva, a grande surpresa das eleições de 2010 e que se apresenta como vice-presidenta na candidatura de Campos, recebe a mesma aprovação que Rousseff (51%). Lula supera sua avaliação com 66%.

A reportagem diz que o clima pessimista generalizado estende-se também à opinião dos brasileiros sobre a Copa do Mundo, acentuando a tendência negativa que já mostravam as sondagens dos últimos meses. Segundo a análise do Pew Research, 61% dos interrogados acha que acolher o evento é negativo para Brasil, porque desvia o dinheiro que seria investido em escolas, previdência e outros assuntos públicos, uma queixa  habitual nos protestos que sacodem ao país faz um ano, em comparação a ínfimos 34% que o veem positivo, porque impulsionará a economia. 

Tags: apoio, Copa, Corrupção, dilma, evento, gastos, pessimismo, popularidade, rejeição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.