Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

País

The Globe and Mail: A Copa do Mundo é uma grande perda de dinheiro?

Jornal canadense publicou artigo criticando o legado do evento

Jornal do Brasil

O jornal canadense The Globe and Mail publicou um artigo de Doug Sanders no último sábado (31) criticando o legado da Copa do Mundo. O autor aponta que, com a eleição do Brasil para sediar o evento, assim como as Olimpíadas, foi prometido ao povo um aumento no turismo, maior número de empregos na indústria e uma vida melhor para os mais necessitados, que moram nas favelas. O Rio de Janeiro, inclusive, teria usado a Copa e os Jogos Olímpicos para tentar transformar as comunidades imersas na violência em lugares melhores. Entretanto, ele infere que estes objetivos não serão cumpridos.

Sanders afirma que passou anos acompanhando o programa das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP), e que no começo parecia que alcançaria sucesso. Com a aproximação da Copa do Mundo e com o pânico do brasileiro em relação à resistência do tráfico de drogas nas ruas, a UPP passou a se importar menos com o bem-estar social e transformação econômica e se tornou mais agressiva com o controle do crime. "No final, como sempre, o grande evento é mais importante que os benefícios que ele deveria criar", critica.

O texto ainda fala sobre duas regras imutáveis dos grandes eventos esportivos que o Brasil descobrirá. Primeiro, garante que o turismo nunca é estimulado: o número de pessoas atraídas pelo evento será abafado pelo número de turistas que não virão ao país exatamente por causa do evento. Às vezes, como na Grécia, África do Sul e Austrália, demora anos para a normatividade do turismo retornar. Segundo, o autor assegura que a economia nunca é estimulada o bastante para justificar o custo: diversas análises econômicas revelam que o efeito nos países que recebem grandes eventos são quase insignificantes. "O custo é sempre maior que o benefício", defende.

Tags: Copa, Esportes, eventos, gastos, olimpíadas, prejuízos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.