Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

País

The Daily Beast: Copa do Mundo no Brasil é um pesadelo caro e explorador

Publicação destaca atrasos nas obras e protestos pelo país

Jornal do Brasil

O site opinativo norte-americano The Daily Beast publicou um artigo nesta sexta-feira (30) criticando o desenvolvimento da Copa do Mundo no Brasil. O texto destaca que estádios não foram completados e estradas e aeroportos não foram construídos. Por sua vez, jornalistas estariam tendo problemas para respeitar prazos diante do péssimo serviço de internet. Além disso, a publicação chama a atenção para o descontentamento popular que ameaça transformar as ruas em "zonas de guerra".

O artigo defende que as pessoas querem pão, e não um circo, e que é normal amar o futebol, mas odiar o evento. "Não Vai Ter Copa" se tornou um mantra no país. Também foi lembrado a nova lei anti-terror contra os protestos na Copa, chamada de A1-5, em referência ao ato de 1968 da ditadura militar. O texto ainda aponta a importância de sites como o Portal Popular da Copa e Olimpíadas e movimentos de jornalistas como a Mídia Ninja, narrativas independentes criadas para cobrir as manifestações.

O autor esclarece que as 170.000 pessoas das tropas de segurança direcionadas para a Copa do Mundo estarão nas ruas não para proteger os turistas, mas para dominar os divergentes. Ele também assegura existir a possibilidade de corrupção nos jogos, já que a FIFA quer um show, e não protestos, e sabe que o Brasil tem que vencer para manter o povo quieto. Além disso, Dilma Rousseff disputa as eleições presidenciais e suas chances de vitória seriam melhores caso o Brasil vencesse.  

Tags: atrasos, Copa, gastos, manifestações, Obras, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.