Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

País

Comerciantes protestam contra feriado da Copa em SP 

Portal Terra

Cerca de 400 trabalhadores do comércio protestam em frente à prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira. Segundo a Polícia Militar, a manifestação é contra o feriado do dia 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo.

Segundo Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o sindicato considera uma discriminação excluir a categoria do benefício do feriado no primeiro dia da Copa do Mundo. “O sindicato assinou uma convenção coletiva de alguns feriados e não haveria problema em dar complemento com o dia 12, desde que os benefícios fossem estendidos”, explicou. Ao trabalhar nos feriados, os comerciários recebem o pagamento do dia em dobro ou tem folga adicional e ainda recebem o equivalente do vale-refeição. Segundo o presidente, 500 mil pessoas trabalham no comércio paulistano.

Patah informou que, caso não haja alteração da lei, a UGT entrará com um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para que seja considerada irregular pela Justiça. “Formalizamos um pedido de reunião com o prefeito para que pudéssemos conversar. Estamos fazendo esse protesto, mas somos favoráveis à Copa, mas estamos aqui por conta dessa discriminação”, explicou. Um ofício foi enviado no dia 28, mas até o momento, segundo ele, não houve retorno. 

Tags: Abertura, Mundial, SP, brasil, feriados

Compartilhe: