Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

País

Comerciantes protestam contra feriado da Copa em SP 

Portal Terra

Cerca de 400 trabalhadores do comércio protestam em frente à prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira. Segundo a Polícia Militar, a manifestação é contra o feriado do dia 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo.

Segundo Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o sindicato considera uma discriminação excluir a categoria do benefício do feriado no primeiro dia da Copa do Mundo. “O sindicato assinou uma convenção coletiva de alguns feriados e não haveria problema em dar complemento com o dia 12, desde que os benefícios fossem estendidos”, explicou. Ao trabalhar nos feriados, os comerciários recebem o pagamento do dia em dobro ou tem folga adicional e ainda recebem o equivalente do vale-refeição. Segundo o presidente, 500 mil pessoas trabalham no comércio paulistano.

Patah informou que, caso não haja alteração da lei, a UGT entrará com um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para que seja considerada irregular pela Justiça. “Formalizamos um pedido de reunião com o prefeito para que pudéssemos conversar. Estamos fazendo esse protesto, mas somos favoráveis à Copa, mas estamos aqui por conta dessa discriminação”, explicou. Um ofício foi enviado no dia 28, mas até o momento, segundo ele, não houve retorno. 

Tags: Abertura, brasil, feriados, Mundial, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.