Jornal do Brasil

Domingo, 24 de Junho de 2018 Fundado em 1891

País

Vital do Rêgo comandará as duas CPIs da Petrobras

Deputado Marco Maia foi nomeado relator da CPMI

Jornal do Brasil

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito nesta quarta-feira presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, por 19 votos a 10. Vital do Rêgo, escolhido pelo governo pelo critério da proporcionalidade, também é o presidente da CPI do Senado. O senador Gim (PTB-DF) foi eleito vice-presidente do colegiado com 18 votos a 11.

O deputado Enio Bacci (PDT-RS) se candidatou de forma avulsa à presidência, recebeu o apoio da oposição, mas não foi eleito. "Uma CPMI tem compromisso. Indico a mim mesmo, em nome da verdade e da isenção", disse. O líder do SD, deputado Fernando Francischini (PR), foi o candidato a vice da chapa. Ao total, 29 dos 32 parlamentares da CPI Mista participaram da eleição.

O senador Alvaro Dias (PSDB-SP) reclamou do que ele chamou de “quebra de tradição” por não haver um comando compartilhado da CPI entre governo e oposição. “Quando se quebra uma tradição desta natureza, indica-se o desejo de impedir investigações que cheguem a conclusões objetivas, cumprindo o objetivo de uma CPI”, afirmou.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rebateu a crítica. “Hoje quem diz que é uma tradição usa de má-fé e falta com a verdade. Todos que aqui estamos, estamos pelo critério da proporcionalidade”, disse a senadora. Segundo ela, houve várias CPIs quando o tucano Fernando Henrique Cardoso era presidente da República, sem comando compartilhado.

A eleição foi conduzida pelo senador João Alberto de Souza (PMDB-MA), parlamentar mais idoso indicado para compor a comissão.

Deputado Marco Maia é nomeado relator da CPMI da Petrobras

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), nomeou o deputado Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara de 2011 a 2012, como relator do colegiado.

Com Agência Câmara



Tags: comissão, estatal, inquérito, mista, parlamentar

Compartilhe: