Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

País

El País: Arcos e flechas contra gases lacrimogêneos

Jornal espanhol chama atenção para protestos, como o dos indígenas, e greves antes da Copa

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta quarta-feira chamando a atenção para os protestos e greves que vêm acontecendo poucos dias antes da Copa do Mundo. A reportagem destacou a manifestação dos índios em Brasília, que acabou em enfrentamento com a polícia, que usou gás lacrimogêneo e balas de borracha, enquanto os indígenas se defenderam com arcos e flechas.

O texto aponta que cerca de 2.500 pessoas participaram do protesto, que além dos índios contou com trabalhadores sem-teto e movimentos sociais contrários ao evento futebolístico. Entre as reivindicações, a autora enumera: demarcação das terras indígenas, exigência de moradia para pessoas expulsas de suas casas para a construção de estádios, desmilitarização da polícia e fim da repressão policial aos movimentos sociais.

A publicação também destaca o contexto de greves que tomou conta do país, como a dos professores e funcionários da rede pública de educação, que seguem em paralisação há 35 dias, pedindo aumento salarial imediato de 15,38%. Ainda foi lembrada a greve dos condutores e cobradores de ônibus e a dos médicos da rede municipal.

Tags: Copa, evento, futebol, Greves, manifestações, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.