Jornal do Brasil

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

País

The Observer: Ganhos no futebol não esconderão as tensões no Brasil

Matéria defende que a luta contra o racismo e a pobreza continua durante preparação para a Copa

Jornal do Brasil

A revista inglesa The Observer publicou uma reportagem neste domingo (25) afirmando que, mesmo que o Brasil ganhe a Copa, é difícil imaginar que isto vá unir a nação, já que o evento consumou as injustiças do país.

O texto chama a atenção para o racismo no Brasil e afirma que os afro-brasileiros estão quase que na totalidade concentrados nas classes mais baixas e sem representação em profissões que são praticamente destinadas à elite.

A matéria lembra de uma fala de Ronaldo, que quando perguntado sobre o racismo no futebol, reconheceu sua existência mas disse ser ignorante quanto a estes assuntos por ser branco. A mãe de Ronaldo, negra, chegou a ter o acesso negado ao elevador de moradores no prédio do filho, tendo que subir pelo elevador de serviço.

A publicação alerta que a mídia brasileira sempre foi sensível em relação ao racismo no futebol de estrangeiros contra brasileiros, mas que é muito mais devagar ao expor o mesmo comportamento quando acontece no país. Além disso, o jornalista aponta que apesar da massiva presença de negros no futebol, e da associação do esporte com a luta contra a exclusão social e racial, há muito poucos técnicos, diretores de clubes e administradores afro-brasileiros.

A matéria destacou, ainda, os protestos de junho de 2013, motivados pelos custos econômicos e impactos de receber a Copa do Mundo de 2014. 

Tags: Copa, futebol, protestos, Racismo, SOCIAL

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.