Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

País

Brasil registra mais de 56 mil assassinatos em 2012

Agência ANSA

O governo informou nesta terça-feira (27) que em 2012 foram registrados 56,337 assassinatos no país, este valor representa um aumento de 7,9% em comparação com 2011.

    O Mapa da Violência, baseado no Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, informou que em 2012 foram cometidos 29 homicídios para 100 mil habitantes, o maior índice desde 1980.

    São Paulo é o estado com o maior número absoluto de vítimas e onde a taxa de assassinatos mostrou uma das maiores altas, 11%, entre 2011 e 2012.

    "Nossas taxas de homicídios são 50 a 100 vezes maiores do que a de países como o Japão", disse Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Mapa da Violência.

    Estes números demonstram que a atual política de segurança pública "está mostrando seus limites, sem reformas estruturais que mexam no sistema penitenciário e no modelo obsoleto de Polícia Civil e Militar, não conseguiremos resolver o problema", defende ele.

    As estatísticas do ministério da Saúde publicadas hoje se baseiam nos registros de falecimentos por casas violentas nos hospitais, mas não são considerados os desaparecimentos, que aumentaram, especialmente nas comunidades do Rio de Janeiro.

Tags: assassinato, brasil, crime, levantamento, morte

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.