Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Sul registra geada e temperaturas baixas

Portal Terra

A região Sul registrou geada e temperaturas próximas de 0°C na madrugada deste domingo. De acordo com a Climatempo, a mínima no país foi anotada em Bagé, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, onde os termômetros marcaram 0,3°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cambará do Sul, na serra gaúcha, registrou 2°C.

Segundo a Climatempo, São Joaquim, na serra catarinense, teve geada fraca. A temperatura mínima na cidade foi de 2,4°C.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, registrou recorde de frio nesta madrugada. A temperatura de 6,9°C foi a mais baixa do ano na cidade. A capital gaúcha esfriou mais por causa da madrugada com poucas nuvens e a passagem do centro de uma massa polar sobre o sul e o leste do Estado, segundo a Climatempo. O centro de uma massa polar é a região mais fria do sistema.

Florianópolis tem frio e previsão de temporais 

No final de semana mais gelado do ano, os termômetros chegaram a marcar 11°C no início deste domingo em Florianópolis (SC), segundo dados do Centro de Recursos Ambientais do estado (Ciram). Ao contrário do registrado no sábado e na sexta-feira, o vento sul diminuiu a intensidade, o que trouxe a sensação de uma manhã mais agradável. Mesmo assim, quem saiu de casa no início da manhã na capital catarinense precisou tirar os agasalhos e gorros do armário.

Na praia do Campeche, na região sul de Florianópolis, pescadores acompanharam, sem sucesso, a possibilidade de chegada das tainhas, recorrentes nesta época do ano. O mar agitado, com ondas com picos de três metros na costa, dificultou a saída de embarcações, mas fez a alegria de surfistas na região. O deslocamento da massa de ar frio entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul deixa o mar agitado e com risco de ressaca pelo menos até a próxima terça-feira. 

Apesar da presença do sol, o Ciram e a Defesa Civil emitiram um alerta para a possibilidade de chuva mais intensa neste domingo, principalmente no início da noite. “Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera intensifica áreas de instabilidade na região oeste e planalto norte, provocando temporais isolados e possibilidade de granizo”, afirmou a meteorologista Marilene de Lima. “A chuva será intensa por alguns momentos, com volumes mais significativos entre 30 e 50 milímetros. Na segunda-feira, a chuva atinge o litoral norte e a Grande Florianópolis”.

São Paulo amanhece com chuva fraca 

A cidade de São Paulo registrou uma madrugada fria e um amanhecer com chuva fraca. Segundo a Climatempo, a temperatura mínima neste domingo na capital foi de 14,1°C.

Radares meteorológicos detectam grandes áreas de chuva avançando do Paraná e do sul de São Paulo para a Grande São Paulo. Por volta das 10h, a chuva já atingia a região de Itapecerica, Embu e Baixada Santista. 

Tags: frio, queda, RS, SC, SP, temperaturas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.