Jornal do Brasil

Sábado, 24 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

País

Enem tem recorde de 9,5 milhões de inscritos

Número de inscrições superou expectativas do Ministério da Educação

Jornal do Brasil

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou neste sábado que o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 teve um aumento de 21,8% em relação ao ano passado. Em todo o país, foram 9,5 milhões de inscritos, superando as expectativas do ministério. As inscrições para o exame foram encerradas às 23h59 desta sexta-feira.

Segundo o ministro, as regiões Sudeste e Nordeste tiveram o maior número de inscritos. O número de inscrições nos estados do Nordeste chegou muito próximo do contabilizado no Sudeste, que sempre tem a maior porcentagem de inscritos. O Ceará foi o destaque, com um número expressivo de inscrições.

O ministro da Educação também anunciou mudanças para o exame deste ano. Segundo ele, todas os locais de prova terão detectores de metais durante a aplicação do exame. “Estamos utilizando detector de metal pela primeira vez. Acreditamos que vamos evitar fraudes. O uso de aparelhos eletrônicos em geral tem que ser evitado, e, com o detector, vamos dirimir bastante isso”.

Para o ministro, o número recorde de inscritos "traz para o ministério uma grande responsabilidade nesse exame, que exige cada vez mais logística". Segundo Paim, o MEC tem feito "um processo a cada ano de ampliar o monitoramento dos aplicadores para termos um exame que garanta isonomia".

O ministro ressaltou que, feita a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 35 até o dia 28 de maio. Sem o pagamento, a inscrição não é confirmada. 

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.

Tags: Médio, ensino, exame, nacional, paim

Compartilhe: