Jornal do Brasil

Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2014

País

Deputado preso pela Polícia Federal deixa a prisão 

José Riva foi detido durante a Operação Ararath

Portal Terra

O deputado estadual José Geraldo Riva (PSD-MT) deixou, na noite desta sexta-feira, o Complexo da Papuda, em Brasília. A soltura ocorreu após uma decisão judicial do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a assessoria do deputado, ele deixou a prisão por volta das 19h e partiu direto para Cuiabá, aonde chegou por volta das 23h30. Riva passará o final de semana com a família, mas comunicou que se pronunciará na segunda-feira, na Assembleia Legislativa.

>> Operação Ararath: Toffoli manda soltar deputado estadual José Riva 

José Geraldo Riva ficou três dias preso após ser detido durante a Operação Ararath, da Polícia Federal, destinada a apurar crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Em novembro de 2013, quando concluiu a primeira etapa da operação, a polícia informou que, desde o começo de 2011, vinha investigando empresas de factoring (fomento mercantil) e de outros segmentos, como uma rede de postos de combustíveis de Cuiabá.

Por meio de operações de empréstimo fraudulentas, as empresas lavavam dinheiro e fraudavam o sistema financeiro, movimentando mais de R$ 500 milhões de reais em seis anos. A base do esquema era uma empresa de Várzea Grande (MT) que encerrou suas atividades em 2012.

No dia da operação, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa(PMDB), também chegou a ser preso por causa de uma pistola com registro vencido encontrada em sua casa durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. Silval, porém, pagou fiança de R$ 100 mil e foi liberado no mesmo dia.

Tags: libertação, mt, parlamentar, PF, riva

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.