Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

País

Operação Águas Profundas combate lavagem de dinheiro do tráfico

Organização pretendia construir submarino e comprar Boeing

Jornal do Brasil

A Receita Federal e a Polícia Federal executam nesta sexta-feira (23), em sete estados, a Operação Águas Profundas, com objetivo de combater o tráfico de entorpecentes em transações do comércio exterior, bem como a lavagem do dinheiro obtido nestas operações. Segundo a PF, o grupo possuía um projeto de engenharia para construir um submarino na África e a intenção de comprar um Boeing 737 para enviar o entorpecente para diferentes continentes. Além disso, planejava constituir uma empresa aérea para voos internacionais, usando o avião, para fazer o transporte sem levantar suspeitas. 

Foram autorizados pela Justiça Federal 10 mandados de prisão, sendo três deles em outros países, 28 mandados de condução coercitiva, e 47 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Participam da operação servidores da Receita Federal e policiais federais. 

A ação decorre de investigação, iniciada em 2012, que identificou uma organização que realizava remessas de cocaína, camuflada em operações de exportação, para países europeus, como Holanda e Bélgica, utilizando-se dos portos de Santos/SP, Paranaguá/PR e Belém/PA, além do aeroporto de Guarulhos/SP. 

A investigação conseguiu identificar que, para introduzir no país os recursos obtidos com o narcotráfico, o grupo adquiria imóveis e empresas do agronegócio, além de investir no setor hoteleiro. Em muitos casos, os resultados operacionais dos empreendimentos mostravam-se constantemente deficitários, demonstrando terem sido criados principalmente para disfarçar a origem ilícita dos capitais. Uma grande propriedade rural da organização foi avaliada em R$ 35 milhões. 

A PF busca provas das fraudes aduaneiras e tributárias identificadas, assim como elementos que sejam úteis à demonstração do processo de lavagem do dinheiro e à recuperação dos ativos adquiridos com os recursos provenientes dos crimes. 

Tags: ação, federal, polícia, receita, tráfico

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.