Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

País

Líder do PT: Marco Maia será "o melhor goleiro" da CPMI

Portal Terra

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP), anunciou nesta quinta-feira os nomes dos parlamentares que integrarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Antecipando o clima da Copa do Mundo, ele usou uma metáfora futebolística para justificar os dois deputados indicados. "Temos um time bom. O melhor goleiro é Marco Maia (PT-RS) e no ataque teremos Sibá Machado (PT-AC)", disse.

Ao relacionar os suplentes, Vicentinho manteve o tom informal. "No meio de campo ficará Iriny Lopes (PT-ES) e na defesa Afonso Florence (PT-BA). Vão jogar bem", completou. Segundo ele, na retaguarda, dando apoio aos parlamentares, estarão o próprio Vicentinho, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Henrique Fontana (PT-RS).

A intenção do PT é que Marco Maia assuma a relatoria da CPMI, mas a decisão ficará a cargo do presidente do colegiado, que também está sem definição e será indicado pelo PMDB.

Com o anúncio, fica faltando apenas a indicação dos integrantes da base aliada no Senado para que o colegiado seja totalmente composto. Vicentinho evitou falar de nomes entre senadores, mas garantiu que Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE) estão "no banco de reservas".

No dia 20, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou que anunciaria os nomes dos parlamentares que vão compor a CPMI na próxima terça-feira e que o colegiado será instalada no dia seguinte, quarta-feira.

Calheiros explicou que os líderes tinham até a meia-noite do dia 20 para indicar os membros para a comissão. Mas, como a pressão surtiu efeito, mesmo que posterior ao prazo definido por ele, a indicação do PT está valendo.

Tags: cpmi, declaração, parlamentar, Petrobras, PT

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.