Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

País

Financial Times: Greves obstruem São Paulo antes da Copa do Mundo

Jornal inglês afirma que trabalhadores usam o evento para pressionar empregadores e governo

Jornal do Brasil

O jornal inglês Financial Times publicou uma matéria nesta quarta-feira (21) chamando a atenção para as greves que tomam conta do país a três semanas da Copa do Mundo, como a dos motoristas de ônibus e da Polícia Civil. 

Segundo a matéria, os trabalhadores estão tentando usar o evento para pressionar os empregadores e os governantes por meio de passeatas por melhores salários e condições. O autor lembra que as ações surgem ao mesmo tempo em que Dilma Rousseff se prepara para as eleições presidenciais em outubro.

A reportagem destaca que a maior preocupação do governo é a greve da polícia, particularmente da militar, encarregada de manter a ordem nas ruas. O texto lembra da greve em abril da polícia militar de Salvador, que levou a um aumento da violência, com 44 assassinatos em 3 dias, e da ação similar em Recife na semana passada, que forçou o governo a convocar o exército para controlar a situação. A ameaça de paralisação da Polícia Federal também não foi esquecida.

De acordo com a publicação, analistas afirmam que o governo sente ter mais controle do que está acontecendo agora do que dos protestos em junho do ano passado, já que as novas manifestações têm líderes e objetivos claros. 

Tags: Copa, evento, Governo, Greves, manifestações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.