Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

País

CPI da Petrobras ouve ex-diretor Nestor Cerveró

Jornal do Brasil

O ex-diretor Internacional da empresa, Nestor Cerveró, presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado. 

Também está na pauta a votação de pedidos de informação, de cópias de documentos, e de convocação do gerente de Implementação de Empreendimentos de Unidades Estacionárias de Produção, Altamiro da Motta Ferreira Filho, e do ex-Diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

O relator da CPI, o senador José Pimentel (PT-CE) dividiu as questões em serem apuradas pela CPI em quatro temas, e os trabalhos vão se concentrar nos negócios da Petrobras entre 2005 e 2014. O primeiro eixo de investigação diz respeito à compra da refinaria de Pasadena, no Texas, que teria causado à estatal perdas superiores a 1 bilhão de dólares. Para investigar a denúncia de que a companhia holandesa SMB Offshore pagou propina a funcionários da Petrobras para fechar contratos com a estatal brasileira, o relator da CPI propõe a análise de documentos já produzidos pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Quanto à denúncia de falta de segurança no lançamento de plataformas ao mar, a CPI quer saber se a Petrobras assegura aos trabalhadores mecanismos de segurança devidamente certificados. O quarto e último eixo de investigações da CPI da Petrobras está relacionado a indícios de superfaturamento na construção de refinarias. 

Tags: comissão, estatal, inquérito, parlamentar, Petróleo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.