Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

País

PM inicia hoje operação especial para a Copa do Mundo em SP

Agência Brasil

A partir de hoje (20), quarenta pontos específicos da cidade de São Paulo vão passar a ser monitorados 24 horas por dia por um efetivo composto por 4.265 policiais militares que integram o Comando de Policiamento Copa (CPCopa). O comando vai atuar até o dia 20 de julho.

Segundo o capitão da Polícia Militar de São Paulo (PM), Sérgio Marques, o órgão vem se preparando para a Copa do Mundo no estado desde 2009. “No detalhamento desse planejamento, chegamos à conclusão da [necessidade] criação de um comando específico voltado para a Copa e foi assim que nasceu o CPCopa”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

Marques disse que o efetivo policial será maior durante a Copa do Mundo. “O CPCopa foi criado, na cidade de São Paulo, justamente para liberar as atividades do policiamento rotineiro”.

Os locais que vão receber um reforço no policiamento são: Arena Corinthians (Itaquerão), Aeroporto Internacional de Guarulhos, oito hotéis onde ficarão instaladas as delegações, chefes de Estado e a Fifa, cinco centros de treinamento da capital, estações de metrô e de trem, além de diversos pontos turísticos da capital paulista, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, o Teatro Municipal e a Praça da Sé.

Durante os jogos, esse comando também será responsável por garantir a segurança das autoridades ao estádio com batedores e escolta, além das pessoas que vão frequentar a Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, e das Public View, evento que será organizado pela prefeitura promovendo shows e exibições de jogos em diversos pontos da capital. Dentro dos estádios, a segurança será feita por uma guarda privada contratada pela Fifa. A PM também estará no local com cerca de 200 homens para casos em que ocorram quebra da ordem pública, como brigas generalizadas.

O efetivo policial foi distribuído em três batalhões: o 1º Batalhão Copa será formado por 735 policiais que vão cuidar da Arena Corinthians. O 2º Batalhão vai atuar com 2,6 mil policiais nas Fan Fest, eventos promocionais da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e das Public Views. Já o 3º Batalhão terá 930 policiais que farão o policiamento nos hotéis e estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do metrô.

Além desse efetivo, policiais do comando de policiamento de trânsito, de choque, de regimento de cavalaria, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e do canil estarão atendendo as ocorrências em toda a cidade. 

Tags: 2014, brasil, Mundial, polícia, preparação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.