Jornal do Brasil

Sábado, 26 de Julho de 2014

País

Gilberto Carvalho: governo reavalia política de perímetros irrigados

Agência Brasil

O governo federal está reanalisando a política de perímetros irrigados, disse hoje (19) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao discutir o caso dos moradores da Chapada do Apodi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e Ceará. Parte das famílias da região teve as terras desapropriadas para implementação do perímetro de Santa Cruz do Apodi. 

“O mérito da questão do Apodi está nos levando a fazer reanálise de toda a política de perímetros irrigados. É verdade que ela trouxe muitos benefícios, mas acho que de fato chegou o momento de uma rediscussão. Não fosse a resistência dos moradores e a ação forte do governo, já teria ido muito mais longe. [O projeto] já foi redesenhado duas vezes. Dentro do governo, há discussão forte quanto à sustentabilidade, viabilidade não só econômica, mas também social”, disse Carvalho.

O ministro deu as declarações em coletiva de imprensa após o encerramento do 3° Encontro Nacional de Agroecologia, que terminou nesta segunda-feira (19) em Juazeiro, na Bahia.

Mais cedo, Carvalho respondeu perguntas de agricultores. Confrontado por Francisco Edilson Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, ele prometeu apoio. “Seguramos muita coisa e fizemos mudar o projeto original. Eu e Miguel Rossetto [ministro do Desenvolvimento Agrário] vamos a Apodi. Vocês não ficarão desamparados. Nós vamos assumir essa luta com vocês”, declarou.

Tags: apodi, chapada, conflitos, Dossiê, terras

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.