Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

País

Deutsche Welle: o Brasil mudou

Coluna afirma que grandes eventos não serão mais promovidos como bênçãos políticas e econômicas

Jornal do Brasil

A empresa de comunicação alemã Deutsche Welle publicou uma coluna de opinião neste sábado (17) afirmando que o Brasil não é mais o mesmo. Segundo a autora, a população não aceita mais que os grandes eventos esportivos sejam promovidos como bênçãos políticas e econômicas. Além disso, ela afirma que o país foi o primeiro a protestar contra a FIFA. Os brasileiros não estariam mais dispostos a promover uma resposta contente ao espetáculo bilionário.

Por outro lado, o texto sugere que a inospitalidade política ao evento parece estar acabando. Os estudantes não estariam mais tomando as ruas pedindo reformas políticas. Uma indicação disso seria a pouca expressividade das manifestações que ocorreram na última quinta-feira (15). Por sua vez, a Copa provavelmente não será um fato decisivo nas eleições, segundo a coluna. Mesmo que Dilma Rousseff fosse punida pelos gastos no evento, isso não necessariamente representaria um benefício para seus opositores.

O artigo também afirma que alguns grupos vêm usando a Copa como plataforma para protestos, como professores, policiais e rodoviários em greve, os Black Blocs e até mesmo organizações para os sem-teto.

Tags: Copa, Críticas, evento, gastos, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.