Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

País

Cidades brasileiras ficam entre as piores em ranking mundial

Fortaleza aparece entre as três piores cidades do ranking que é liderado por Tóquio

Portal Terra

Uma pesquisa divulgada pela Escola de Administração e Negócios da Espanha (Iese), uma das mais reconhecidas do mundo, coloca as cidades brasileiras entre as piores, em seu tradicional ranking com as vinte melhores cidades, as chamadas "smartest cities" (cidades mais inteligentes) – levando em consideração níveis de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.

São Paulo foi considerada a 94º melhor cidade na avaliação, aparecendo como a mais bem colocada entre as brasileiras. Além da capital paulista, aparecem outras oito cidades brasileiras na lista: Curitiba (97º), Rio de Janeiro (116º), Salvador (127º), Porto Alegre (128º), Belo Horizonte (129º), Brasília (131º), Recife (132º) e Fortaleza (133º).  

Das 20 melhores cidades globais, dez são europeias, seis americanas, três asiáticas e uma da Oceania. No ranking geral, Tóquio aparece como a melhor cidade, seguida por Londres, Nova York, Zurique e Paris.

Para estabelecer o ranking, os pesquisadores estudaram 135 cidades em 55 países. Na base das comparações, estão 50 indicadores em 10 diferentes áreas que incluem, entre outras, política, planejamento urbano, tecnologia, coesão econômica, mobilidade e transporte, capital humano (habilidade para atrair talentos) e economia.

Tóquio, por exemplo, recebeu nota 1 (a melhor) nos quesitos gestão pública e capital humano. Já São Paulo recebeu a nota 79 em gestão pública e 129 em capital humano, deixando muito a desejar quando se comparado com a cidade japonesa.

A pior cidade brasileira analisada foi Fortaleza, que ficou em antepenúltimo lugar no ranking geral, na frente apenas para Santo Domingo, na República Dominicana (135º) e Sarajevo, na Bósnia (134º). 

Tags: administração, capitais, escola, LISTA, negócios

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.