ASSINE
search button

MPF e PF cumprem mandado de busca e apreensão na casa de Pizzolato

Compartilhar

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, em trabalho conjunto, deflagraram a Operação Pizzo, que investiga a prática dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, no Brasil e no exterior, pelo condenado foragido do processo do Mensalão, Henrique Pizzolato, preso no dia 5 de fevereiro de 2014 pela polícia italiana.

A investigação teve início a partir de informações coletadas pelo Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil, com o apoio de adidos policiais brasileiros no exterior, que indicam, entre outros fatos, a possível ocultação de bens em nome de parentes por parte do condenado foragido. Há suspeita inclusive da utilização dos nomes de irmãos já falecidos.

Com base em decisão proferida pelo juiz titular da 2ª Vara Federal Criminal,  foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de Pizzolato no Rio de Janeiro, sendo apreendidos diversos documentos, dois computadores portáteis e mídias eletrônicas.

Além disso, também foi solicitado à Itália o compartilhamento das provas colhidas a partir da prisão do investigado naquele país, notadamente dos dados constantes em computadores portáteis e equipamentos eletrônicos apreendidos em sua posse. Serão realizadas outras diligências no exterior.