Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

País

'El País': Brasil está cansado de ser "o país do futuro" ?

Jornal do Brasil

Reportagem do jornal espanhol El País, desta quinta-feira (15), afirma que o Brasil -  "gigante norte-americano" - está em uma encruzilhada. De acordo com o texto, o Brasil está farto de ser "o país do futuro", e quer ser o do presente, mas vive um momento conturbado, no qual "o Brasil é uma bagunça ", é a frase mais ouvida nas ruas. O texto destaca que  73 % dos brasileiros querem "mudanças".

A reportagem salienta ainda que a Petrobras sempre foi apresentada como a "joia da coroa", emblema da eficiência no negócio, mas que agora é atacada com denúncias de corrupção.

Segundo o El País, os brasileiros ainda sofrem as "garras da realidade atual", cheia de injustiça social e desigualdade.

"Agora, os brasileiros querem ser adultos, sem esperar o futuro incerto pois, além de o relógio da história acelerar, seus filhos e netos serão o futuro do Brasil - nascido e com o pé no acelerador e mão na smartphone."

De acordo com a reportagem, "é sintomático que em todos os países onde a violência provocou um movimento de protesto para mudar as coisas, a revolta foi capitaneada principalmente por jovens que tenham terminado a sua causa arrastando a outros setores da sociedade mobilizações com aspirações."

"E no Brasil? Algo que deve ter em conta aqueles que governam os países , mesmo aqueles que vivem em uma democracia decente, mas sempre imperfeita como o Brasil, é que os jovens são um impulso para a mudança", diz o texto.

El País ainda destaca: "Os governos de alguns países estão pagando o preço por ter enganado os jovens impedindo-os de participar na liberdade de mudança dos tempos . E quando eles acordarem dos pesadelos autoritários que foram impostos sobre eles, em seus protestos ressurgem com força renovada e até mesmo perigoso, como estamos vendo em vários cantos do mundo."

O texto termina destacando que as eleições estão à porta. "E já existem rumores de alerta."

Tags: brasil, el pais, manifestação, política, protesto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.