Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

País

IBGE: 48% dos prefeitos no Brasil não têm formação superior

Portal Terra

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que leva em conta todos os municípios brasileiros revela que quase metade dos 5.570 prefeitos eleitos em 2012 não cursou faculdade. Ainda que a maior parte (2.920, o equivalente a 52%) tenha formação superior, dados revelam a discrepância conforme a região do país analisada: o Norte tem o menor grau de instrução entre os chefes de Executivo municipal, enquanto o Sudeste conta com a maior parte deles com curso superior.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2013 (Munic) foi divulgada pelo instituto na semana passada. Os dados revelam que os prefeitos com maior grau de instrução são os do Mato Grosso do Sul, seguidos pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo - onde 70%, 57% e 65% deles têm faculdade, respectivamente. A pesquisa revela ainda que há 258 prefeitos (4,5% do total) com ensino fundamental incompleto.

No Norte, 199 prefeitos das 450 cidades nos sete Estados da região têm faculdade - o menor total entre as áreas do País. Esse número sobre para 242 no Centro-Oeste, região que conta com 467 prefeituras. Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, a maior parte conta com chefes de Executivo municipal com curso superior completo - à exceção apenas de cidades no Sudeste e Nordeste.

Tags: Brasileiro, cursos, estatísticas, instituto, prefeituras

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.