Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

País

Maioria das mães participa da vida escolar do filho nas escolas públicas de SP

Agência Brasil

Três em cada cinco mães de alunos das escolas estaduais paulistas acompanham de perto a vida escolar dos filhos. O dado faz parte de uma pesquisa da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, publicada hoje (9). O objetivo é alertar os pais ou responsáveis sobre a importância da presença deles no aprendizado das crianças.

Essa informação consta da enquete com 1,1 milhão de alunos em torno do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na edição de 2013, feita em novembro do ano passado, e foi publicada nesta sexta-feira (9) em lembrança ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (11). Por meio do questionário que é aplicado tanto aos alunos quanto aos pais, professores e gestores de ensino, foi constatado que rotineiramente as mães frequentam as reuniões na escola para checar o aprendizado e o comportamento dos filhos em sala de aula.

Segundo o levantamento, elas ficam atentas às lições de casa, acompanhando, principalmente, os menores de 12 anos. “O acompanhamento durante o dever de casa é reconhecido pelos filhos como a atividade mais frequente”, destaca a nota da Secretaria.

A maioria dessas mães (45%) tem idade entre 35 anos e 44 anos. As de 25 anos a 34 anos aparecem em seguida, com 29,8% do total analisado.

O secretário estadual da Educação, Herman Voorward, destacou que a participação da mãe, assim como a do pai e dos responsáveis, é de grande importância na vida escolar e no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Essa parceria não só garante a qualidade do ensino, mas também ajuda a construir um ambiente mais harmônico e de respeito ao outro.”

A Secretaria alerta que é preciso manter um canal de comunicação constante com a escola, acompanhando a agenda de eventos e as datas das reuniões.

Tags: Aluno, estadual, família, paulo, são, Secretaria

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.