Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

País

Figueiredo faz visita ao Chile nesta terça-feira

Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo visita hoje (6), o chanceler chileno Heraldo Muñoz, para tratar das relações bilaterais entre o Brasil e o Chile, com foco no aumento de trocas comerciais. Nesta terça-feira, Figueiredo participa de reunião do Conselho Consultivo Empresarial da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em que é um dos debatedores.

O Chile é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na América Latina. Entre 2009 e 2013, o intercâmbio comercial entre os dois países aumentou 65,3%, chegando a R$ 19,6 bilhões no ano passado. O Brasil é o principal destino de investimentos chilenos no mundo, que chegam a R$ 54,8 bilhões.

A visita de Figueiredo ocorre um mês depois do encontro com Muñoz em Brasília, no dia 3 de abril, início do novo mandato da presidenta chilena Michelle Bachelet. Nesse primeiro encontro, os ministros demonstraram vontade de ampliar os contatos, e trocar informações sobre as violações de direitos humanos, registradas em ambos os países, durante os respectivos períodos de ditadura militar.

Em abril, Figueiredo e Muñoz também negociaram a incorporação de um diplomata brasileiro na missão chilena no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O Chile ocupa até 2015 um dos assentos não permanentes do conselho. O Brasil ocupou assento não permanente entre 2010 e 2011.

Tags: Chanceleres, comissão, direitos, humanos, Ministro, muñoz

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.