Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

País

Dilma elogia parceria entre produtor e tecnologia na agropecuária

Jornal do Brasil

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo federal tem buscado contribuir para a parceria bem-sucedida entre a tecnologia e os produtores da agropecuária brasileira. Na abertura da 80ª Exposição Internacional de Gado Zebu – Expozebu 2014, neste sábado (3), em Uberaba (MG), ela ainda destacou algumas das medidas concretas desta contribuição como, por exemplo, os R$ 135 bilhões de crédito disponíveis no Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, dos quais R$ 116 bilhões já foram contratados.

“O meu governo tem buscado contribuir para essa equação entre produtores e tecnologia por meio de iniciativas concretas, entre as quais destaco o fortalecimento do Plano Agrícola e Pecuário, que a cada ano tem sido aprimorado e ampliado. Ampliamos os recursos nos últimos anos, garantimos taxas de juros baixas e adequadas, criamos linhas de financiamento para melhor atender às necessidades do produtor rural, e ampliamos a segurança do produtor com política de preço mínimo rural, entre outras medidas”, comentou.

Dilma Rousseff recebe, do presidente da ABCZ, medalha comemorativa dos 80 anos da Expozebu
Dilma Rousseff recebe, do presidente da ABCZ, medalha comemorativa dos 80 anos da Expozebu

Dilma também reiterou que acompanha com atenção o tema da sanidade animal. Neste sábado, ela vacinou um boi da raça Tabapuã contra a febre aftosa, num ato que simboliza a campanha contra a doença, iniciada oficialmente nesta quinta-feira (1º). Ela considerou este tema como decisivo para o avanço das exportações da carne brasileira, e que o governo atuou e atuará em rodadas de negociações em todos os países para evitar barreiras às exportações e ampliar nossos mercados externos.

“Essa é uma questão que nos colocará na ofensiva nas relações comerciais. A regulamentação da rastreabilidade bovina, em 2011, e a construção da plataforma de gestão agropecuária, realizada pela parceria entre Ministério da Agricultura e CNA, unificando bancos de dados estaduais sobre questões sanitárias, permitem que hoje o gerenciamento do trânsito de animais seja feito em tempo real. Atuamos de forma firme e fortalecendo nossos sistemas de vigilância para conquistar reconhecimento internacional do Brasil como área livre de febre aftosa”, constatou.

No final da cerimônia, Dilma anunciou a publicação de decretos no Diário Oficial da União. Um deles diz respeito a diretrizes básicas para execução de registro de genealógicos animais para os produtores pecuaristas. O outro fala do complemento de regras necessárias para implementação do Cadastro Ambiental Rural, que permitirá dar início aos processos de recuperação ambiental rural previstos no novo Código Florestal Brasileiro.

Tags: dilma, exposição, feira, MINAS, zebus

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.