Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

País

Chuvas afetam mais de 20 cidades em Santa Catarina e no Paraná

Agência Brasil

As fortes chuvas que caíram no Sul do país na quarta-feira (30) e na quinta-feira (1), afetaram mais de 20 cidades em Santa Catarina e no Paraná. As principais ocorrências registradas foram de alagamentos.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, na manhã de hoje (2), o número de cidades atingidas pelas chuvas subiu de oito para 11 com 3.126 pessoas desalojadas e 311 desabrigadas. Até o momento, 1.072 residências foram danificadas; uma pessoa ficou ferida e não houve registro de morte.

As cidades atingidas no Paraná são: Ampere, Bom Jesus do Sul, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Miguel do Iguaçu e São Pedro do Iguaçu. A maior parte dos acontecimentos registrados foram alagamentos.

Em Santa Catarina, 16 cidades do oeste do estado foram afetadas pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, 150 pessoas foram atingidas e estavam desalojadas, mas já voltaram às suas casas. Até o momento, não há desabrigados.

Em Santa Catarina as cidades afetadas são: São Bernardino, Xanxerê, Ponte Serrada, Passos Maia, Seara, Paial, Itá, Sul Brasil, Saudades, Guaramirim, Graraciaba, Xaxim, São Miguel do Oeste, São Domingos, Arabutã e Xavantina. A principal ocorrência também em alagamentos.

Das 16 cidades atingidas, São Bernardino, Seara, São Domingos, Arabutã e Xavantina já declaram situação de emergência. Em algumas cidades, deslizamentos de terra foram registrados além de uma morte.

"Por conta de deslizamentos pontuais, algumas pessoas estão sendo retiradas de suas casas e indo para casa de parentes infelizmente tivemos uma morte na cidade de Xaxim, uma criança que foi arrastada por uma enxurrada", disse o gerente de assistências humanitárias da Defesa Civil, Alexandre Sampaio.

A Defesa Civil de Santa Catarina pede que a população ligue para o 199, em caso de alguma emergência ou o 193 para chamar o Corpo de Bombeiros.

Tags: Cidades, desabrigados, país, Sul, tempestades

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.